sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Farmacinha do bebê!

Sabe aqueles medicamentos que não podem faltar, afinal, nunca se sabe quando precisaremos de um ibuprofeno ou até mesmo de uma simples dimeticona??????
Toda mãe deve incluir no seu enxoval de bebê uma caixinha contendo alguns medicamentos básicos não que com isso eu seja uma drogadita ou hipocondríaca sou sim uma pessoa precavida...
De preferência compra-se uma caixinha plástica com tampa para criar a sua farmacinha doméstica, geralmente é depois das 0h que as dores e os desconfortos dos bebês começam aparecer, claro que, não estou incentivando aqui a auto medicação, porém mais uma vez digo com crianças em casa o melhor é precaver!!!
Segue a lista dos mais importantes...

* Termômetro
 * Analgésico/antitérmico líquido ou em gotas. Já pergunte na consulta de rotina com o pediatra qual tipo usar, qual a dose e em que situações você pode dar esses medicamentos à criança. Hoje estão indicando muito Ibuprofeno é completo! Tudo sobre o Ibuprofeno.
 * Colher medidora para preparar soro caseiro ou soro em pó (procure em farmácias ou postos de saúde).
 * Loção ou creme para picadas de insetos;
* Gaze
 * Esparadrapo (de preferência o microporo pois é antialérgico);
 * Pinça para retirar o material esterilizado;
 * Soro;
 * Solução nasal à base de cloreto de sódio( Salsep, Rino soro...);
 * Seringa, conta-gotas, colher ou copinho com medição para administrar remédios para crianças;
 * Chá de camomila e erva doce, lembrando que a recomendação é que a criança tome exclusivamente leite materno até os 6 primeiros meses de vida, mais tem horas principalmente nas horas de cólicas que agente acaba apelando para os chazinhos da vovó;

* Dimeticona Bula do dimeticona.;
* Algodão;
* Garrafa térmica para água morna: para a higiene da região genital em casa. Nos primeiros dias ou meses o ideal é fazer a higiene sempre com algodão e água morna, deixa de lado o famoso lenço umedecido a pele do bebê ainda muito sensível não está preparada para receber tantos produtos o ideal mesmo é o algodão com água, agora se for sair o melhor mesmo é o lenço umedecido, faz menos bagunça, rsrssr. Dica!
* Bomba para tirar leite materno;
* Álcool a 70% ou anti-séptico para fazer a higiene do coto umbilical;
* Caixa de hastes flexíveis com pontas de algodão;
* Tesourinha sem ponta para cortar as unhas;
* Bolsa de água quente, que pode ser útil se o bebê tiver cólicas;
* Álcool em gel para higiene das mãos;
* Pomada para assaduras (muito boa Bepantol, um pouco cara mais vale à pena fácil de remover e de espalhar na pele);

* Esse já para os bebês maiores na terrível fase de engatinhar e andar é imprescindivel ter Água Maravilha, santo medicamento para pancadas e até queimaduras, é bom ter sempre um frasco em casa.

Esses itens são básicos para ter em mãos no começo. Depois de acordo com as necessidadedes da criança essa listinha aumenta, só aumenta,kkkk. Atenção: Para a compra de medicamentos, especialmente, peça orientação do pediatra, pois nem todos os bebês vão precisar utilizar. Providenciar com antecedência determinados produtos de higiene e medicamentos podem auxiliar os pais nas primeiras semanas de vida do bebê. A farmacinha precisa ficar longe do alcance do bebê e de outras crianças da casa.





3 comentários:

  1. Dicas valiosas como essas merecem um caderninho de anotações.
    Espero esclarecer muitas dúvidas com este blog.
    Sucesso.
    Diana Clara.

    ResponderExcluir
  2. Salientando a importância do álcool 70% esse será de grande importância na limpeza do coto umbilical, geralmente, o coto umbilical leva de 7 a 15 dias para se desprender da barriga do bebê, sendo que a higiene adequada agiliza o processo, deve ser higienizado pelo menos 3 vezes ao dia, utilizando álcool 70%, sempre depois do banho e nas trocas de fralda. Um pequeno sangramento às vezes é normal. Se houver secreção em excesso ou sangramento, faça o curativo sempre que trocar a fralda. Pelo amor de Deus nada de utilizar faixas, cinteiros, moedas ou qualquer outra peça de roupa que impeça o arejamento natural da região, hoje já existem fraldas descartáveis com um orifício na altura do umbigo do bebê para não comprimi-lo e deixá-lo arejado.
    Dica!

    ResponderExcluir
  3. ótimo para tirar as duvidas das mamães de primeira viagem,q pena q vc criou agora minha filha ja tem 9 meses.

    ResponderExcluir