domingo, 23 de setembro de 2012

Teste do Pezinho, do Olhinho e da Orelhinha e sua real importância na vida do bebê e dos pais.



Ao sairmos da maternidade o bebê passa por uma bateria de exames recebemos encaminhamento para realização dos testes mais importantes da vida do bebê que irão assegurar aos pais a confirmação da perfeita saúde de alguns órgãos importantíssimos para o desenvolvimento psico, físico e motor da criança. São testes simples, mas que ajudam a verificar a presença de doenças graves congênitas ou de má formação. Quanto mais cedo for diagnosticado, mais cedo começa o tratamento e assim a conquista de um resultado melhor. 

Ao contrário do teste do pezinho, que é super conhecido nacionalmente (até por ser obrigatório), os testes da orelhinha e olhinho são muito menos "famosos" entre os pais. A explicação para a pouca fama  deve-se  ao fato de ambos os testes serem  realizados somente em alguns Estados e cidades do país e graças a Deus nós Baianos já dispomos em nosso Estado.

O teste do olhinho que serve para prevenir  e diagnosticar doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira. Verifica-se quais reflexos o bebê apresenta quando tem sua visão estimulada. A partir disso, pode ser detectado algum problema congênito ocular. A maior parte desses problemas, quando detectados a tempo, tem correção. 

Se não tratados logos, alguns podem causar cegueira. Infelizmente, poucos hospitais públicos no Brasil oferecem este teste. O teste de Samuel foi realizado no Instituto de Cegos da Bahia em Salvador/Barbalho 71 3011-4719 que faz o acompanhamento da visão da criança, depois do teste pedem que agendem nova consulta após o bebê completar 6 meses e depois após 1 ano da realização da última consulta e tudo isso gratuito!



O Teste do Pezinho é um exame que deve ser realizado logo após o nascimento. De grande simplicidade, esse teste requer uma gota de sangue do recém-nascido retirada da região calcânea com uma agulha. Esse sangue é colocado sobre um papel filtro que então é analisado e é capaz de acusar algumas doenças metabólicas que se não tratadas podem afetar o pleno desenvolvimento da criança.  Entre as patologias que podem ser precocemente diagnosticadas pelo Teste do Pezinho nos recém-nascidos destacam-se o hipotireoidismo congênito (HC), a fenilcetonúria (FENIL) e a anemia falciforme. Hoje os Postos de saúde já estão realizando este exame.


Um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança é a audição. É através da audição e da experiência que as crianças têm com os sons ainda na barriga da mãe que se inicia o desenvolvimento da linguagem. Qualquer perda na capacidade auditiva, mesmo que pequena, impede a criança de receber adequadamente as informações sonoras que são essenciais para a aquisição da linguagem, por isso se faz importante o Teste da Orelhinha, ou Triagem Auditiva Neonatal. Esse exame consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz. Estudos indicam que um bebê que tenha um diagnóstico e intervenção fonoaudiológica até os seis meses de idade pode desenvolver linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte. 

O grande problema é que a maioria dos diagnósticos de perda auditiva em crianças acontece muito tardiamente, com três ou quatro anos, quando o prejuízo no desenvolvimento emocional, cognitivo, social e de linguagem da criança está seriamente comprometido. Portanto, o Teste da Orelhinha é algo fundamental ao bebê, já que os problemas auditivos afetam a qualidade de vida da criança, interferindo no processo da fala, entre muitas outras coisas. 

Hoje O teste é obrigatório por lei, desde o dia 2 de agosto de 2010 o exame é obrigatório e gratuito. 

Segue algumas dicas para acompanhar o desenvolvimento auditivo do seu bebê

0 a 6 meses -O bebê se assusta, chora ou acorda com sons intensos e repentinos. Reconhece a voz materna e procura a origem dos sons. 

6 a 12 meses - Localiza prontamente os sons de seu interesse e reage a sons suaves. O balbucio se intensifica e reconhece seu nome quando chamado. 

12 a 30 meses - Vai do início da primeira palavra (papai) até o uso de sentenças simples (dá bola). Lógico que ainda é cedo, mas nunca incentive o filho a falar errado só porque soa bonitinho. Se ela diz que o papai chegou de "calo", corrija naturalmente dizendo que ele chegou de carro. O estímulo à pronúncia correta é fundamental no aprendizado.

Portanto pais fiquem atentos e busquem fazer esses 3 exames de fundamental importância para o futuro dos bebês, lembrando que no nosso Estado já conseguimos a realização de todos esses, inclusive nos PSFs (Postos de saúde da Família).

2 comentários:

  1. Muito bom. Gostei da descrição do Teste da Orelhinha e sua real importância. Como dito no texto, a audição é de essencial importância no desenvolvimento global da criança em seus múltiplos aspectos: social, maturação das estruturas nervosas periféricas e centrais e principalmente cognitivo. Só deixando mais claro, este exame deve ser feito por um profissional habilitado, neste caso, o Fonoaudiólogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Alexandre e neste caso, vc(nosso futuro FONO)! Parabéns pela escolha da profissão e haja teste de orelhinhas, obrigada e continua dando sua contribuição aqui como profissional de saúde, conto com vc!

      Excluir